9.1.23

UM CARA ESTRANHO - 3ª Parte (Final)

    Dando gancho às linhas da postagem anterior, se estas questões sobre sábado, bem como andar com honestidade e se envolver com aquilo que é certo diante de Deus em suas atividades do dia a dia no trabalho e em outras interações por aí a fora, não são dignas de serem vistas com dignidade para aquilo que é justo, outros ambientes vão lhe cobrar com esmero semelhante.

    No lar, por exemplo, para aqueles que acham que é muito, fazer um culto familiar a cada pôr do sol, no mínimo uns dois ou três dias na semana, culminando com o da sexta-feira como dia de preparação para o sábado, está fazendo um mínimo pra começar. Vale lembrar também, que, no sábado, quem não está atento ou se importando de verdade como vai se conduzir neste dia, vai sentir-se bem incomodado com o fato de que alguém vai controlar para que algumas coisas não aconteçam no lar ao longo deste dia (até ao fim do dia), como lavar roupas e a louça, compras em mercado, conteúdos de TV que já é corriqueiro e mundano ao longo da semana (sendo que, como você conduz a semana, vai querer conduzir o dia do sábado - por isso é preciso se programar para por o pé no freio), enfim, o dia, pelo menos para quem busca prazer na companhia simples e sossegada aos pés do criador, é um deleite, mas para quem não visa isto assim desta forma, vai andar com o nariz torto e bem desgostoso em meio a toda esta programação o dia todo, talvez até entrando semanas sem saber como fazer para lidar com o dia de sábado!

    Até aqui, tratando-se de programação e andar em honestidade, visivelmente você vai notar estes pontos, mas têm outros que entram na área restrita do casal - tipo, Deus instituiu o casamento e modelou os parâmetros de condução para visar a felicidades de ambos. O parâmetro mais básico está na casa do homem na rua, com o trabalho, mulher em casa, com a educação e o lar. Ambos importantíssimos para o equilíbrio da casa. Onde houver inversões por questões sociológicas e circunstâncias atípicas no operacional de subsistência, mas ainda assim, houver o respeito de ambas as partes no trato um com outro, amor, carinho e cooperação sobre as asas da conscientização, então você deve acompanhar um lar bem sucedido no caminho do lar cristão!

    A partir do momento que as inversões começarem a ser uma realidade e pra um destes que compõe o casal, subir para a cabeça e os desaforos, falta de respeito e amor, bem como a freqüência de palavras impacientes, tomar parte do dia-a-dia - já era o barquinho - furou! De vagar se vai ao longe! Onde houver respeito, conscientização, amor, admiração e um investimento direcionado, você pode notar que ao longe se vai, mas pouco se vai quando a força parte só de um! Infelizmente se vê isso via de regra, pois tem aqueles que suportam até a morte o inferno para o qual se sentenciaram, e estes são a exceção à regra!

    Em particular eu sou umas dessas pessoas movidas pelo respeito e admiração! Sem isso, infelizmente, não vai! Se ao menos eu tivesse sido educado quando pequeno, a ter uma habilidade de reverter este quadro, poderia dar um testemunho bem diferenciado! Tem quem diga: - Como você pode dar aquilo que você não tem, não é? Enfim!

    A pior coisa que pode ter hoje, tratando-se de correr atrás de um casamento, a menos que você esteja realmente enganado, é casar-se com alguém que não partilha da mesma fé que você. Você acredita que pode dar certo?.. Acha mesmo que pode reverter esse quadro?.. É, então, é pura ingenuidade! Não tem jeito, meu irmãozinho! Sai dessa e larga de ser teimoso?... O que te motiva?.. Amor?.. Conveniência?.. Sexo?.. enfim, pensa aí com seus botõezinhos!

    Se você ao menos teve as pistas para que pudesse escolher não embarcar nesta jornada e você fez do mesmo jeito, então, não adianta chorar depois - já era!

    Penso que há casos em que vocês estão muito engajados naquele momento e isso cria uma esfera motivadora! Parece que é o que se precisa para dar tudo certo! Mas não há casos em que você não nota as pistas que te deram a abertura necessária para você pensar racionalmente e fazer a escolha de não embarcar nesta jornada! Agora, se você se conhece bem e sabe que pode dar conta, tome a frente e vai! Mas saiba o que está fazendo, onde vai dar e o que pode ser! Seja homem em Deus e tome as rédeas desde cedo para que o barco não afunde!

    "Saiba" que, se o barco afundar e você ainda estiver firme na promessa e nos ensinamentos, satanás não terá piedade de você e vai te acusar de tudo que ele puder até ver você totalmente destruído e ainda assim ele não vai descansar! Destruído para ele é pouco, o que ele quer é que você deixe de acreditar em Deus, na verdade e que se salve! Se mesmo assim você ainda crer, mas estiver afundando em pecados conhecidos e habituais que lhe tiram da eternidade, pra ele já é boa projeção de sucesso!

    Se já não bastasse, veja o quadro a seguir: ==> Você agora tem um filho.

    Aí assim, vamos pelo caminho de que pelo menos você se mantém firme na fé e vai tocando a coisa, mesmo que seja só com você mesmo e Deus - internamente! Se você tem o campo de visão aberto para entendimento do que gira em torno de você e foca em seu filho, prepare-se, com oração e determinação! Porque, assim, a partir do momento que o relacionamento dos dois foi rompido e não há mais aquela proteção, por parte daquele que está pulando do barco, que um elo da corrente se rompeu, as coisas vão sair fora do controle!

    Você olha para seu filho, olha para o céu, olha para o relógio, olha ao redor e diz: - Meu Deus, me ajuda, Por favor!

    Todo dia você tenta, com sua mente interligada a complexidade do que pode estar sendo agora o mundo espiritual, fazer essas conexões, para que aquela criança seja inserida e faça parte da comunhão com o Eterno, se torna o maior desafio de sua vida!

    Toda a estrutura construída em sua mente para poder agir em todo o terreno que você pisa agora é uma novidade e muita coisa você vai ter que construir!

    Você já nadou contra a correnteza?.. enfim, é só pra você poder vislumbrar com um pouco mais de imaginação! Porque vai ser nesta idéia que as coisas vão seguir!

    Tudo o que sua família agora tem, nesse ponto, dentro de casa, se você está sozinho, é um cara chato, que não deixa nada! Agora tudo mudou! Certa vez ouvi de uma psicóloga, que os ânimos da mulher da casa, rege o ambiente! Se ela não está com você e está do outro lado, o fim é só uma questão de tempo!

    Agora, veja outro ponto, de repente, lá pelos dois anos, você tem em mãos um laudo médico lhe informando de que seu filho é especial. É um garoto autista. Bom, mas eu vou deixar para escrever sobre isto mais a frente em outra oportunidade, em outra postagem! (Risos). 

    Há muito mais o que se dizer sobre tudo isso, mas "por hora" vou me deter nestes pontos!

    Agora, pense em tudo isso e me diz, se a pessoa que disse que você é um cara estranho, louco... se ela está realmente certa, equivocada ou é alguém totalmente sem noção de nada! Quem realmente é frouxo aqui nesta história? Será mesmo que é fácil fazer o que é certo?

"Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida."

UM CARA ESTRANHO - 2ª Parte

    Bem, vejamos, continuando de onde parei na postagem anterior:

    Eu disse atrás que a vontade de Deus pode significar ter que ficar sem dinheiro! Ter que escolher o que comer, comer pouco, cuidar do pouco que tem para que dure o máximo possível, não se divertir por aí a fora, não esbanjar, ser cauteloso, passar trabalho e trabalhar o dobro e talvez dar o pouco que tem! Tudo para não comprometer o tempo, discernimento e o caráter construído para a eternidade, certo?

    Vou tentar expor os pontos que impactam a minha vida no primeiro plano em particular - e começando pela vida financeira, posso dizer que tenho sobrevivido somente pela providência divina mesmo, no que tange a sua misericórdia, pela permissão dEle, juntamente com meus pais e pelo pouco que consigo produzir independentemente, nesta atual conjuntura mundial.


    Um serviço aqui, outro ali - por hora vou levando! Alguns me perguntam o que acontece que atualmente esteja impactando que não consiga me firmar com alguma empresa ou algo do tipo, se estou procurando algo mais sólido, enfim, pouco consigo explicá-las sobre todas essas coisas que me cercam e acredito que muito pouco ou quase ninguém, realmente vai "querer" entender! Nem sempre em minha a vida as coisas foram difíceis como no tempo que estou vivendo agora. Sempre trabalhei, desde pouco depois da adolescência, cheguei a trabalhar com duas atividades em paralelo - numa empresa e com negócio próprio. Mas este tempo passou e hoje vivemos outra realidade!

    Tenho um filho de oito anos, que atualmente tem passado mais tempo com a mãe e ainda que seja uma pessoa bem independente e consiga no geral estar bem amparada, por lei deveria estar enviando o mínimo que se possa tratar nos trâmites da lei e nesse ponto as coisas não tem ido bem. Não vivemos em guerra e vamos levando conforme a razão vai nos ajudando a conciliar as coisas.

    Tenho um anseio muito grande de ir morar no campo e produzir o sustento a partir da terra, talvez em parceria com outra ou outras pessoas, para que possamos somar e nos ajudar em nossas disposições! Mas confesso que essa saída não é fácil e não vai ser sem que consigamos arrancar um pedaço de nós! A possibilidade por nós mesmos é bem complexa e temos que contar por meio da fé, que a oportunidade em si seja uma providência divina que logo deve-se desenrolar ou nos apresentar, não sem esforço, claro!

    Por hora, aqui na cidade, em meio a toda a corrupção que assola o caráter das pessoas que são deste mundo, a vida se torna cada vez mais difícil! Quem é cristão, basicamente é convidado a deixar um pouco de seus princípios para poder sobreviver! Da mesma forma, em respeito a Deus pelo caminho que Ele me levou, também não vou deixar barato! Mas também não quer dizer que não vou sofrer consequências! A consequência maior é ficar sem emprego! Isso se tratando de estar ligado a outros que dependem muito do sistema e do fato de terem que deixar de lado um pouco de princípios para poderem ter mais ou no mínimo para o que chamam de "sustentar suas famílias".

    Em particular, para mim, existem alguns fatores que me impedem de avançar, no sentido de ser dependente financeiramente de empregos muito interligados com o sistema. Exemplo: O sábado. O quarto mandamento da lei de Deus pede para guardar o sábado. Trabalhar de Domingo a sexta, e sábado, não! Quanto a este mandamento não preciso explanar aqui os detalhes, tem muita informação por aí, por enquanto, para quem quiser aprender de verdade e de coração sobre este assunto! E assim, essa questão eu não vou negociar!

    Em segundo lugar, vem sua consciência para com Deus, no que tange sua honestidade para fazer o que é certo, sem se corromper e cair em falcatruas pelo ímpeto ambicioso de ganhar dinheiro, juntamente com seus colegas de trabalho ou até mesmo seu chefe! Meu chefe pode ter comigo um empregado de mão cheia, honesto, e tudo que ele precisar que eu faça, farei, para o crescimento dele e da empresa, mas não estarei somando para diversas formas de fraudes e ganhos ilícitos e/ou desonestos que se achegar a mim. Foi assim que perdi pelo menos uns dois ou três empregos por aí a fora. Fizeram-me propostas, onde na rua eu teria que compactuar com diversas formas desonestas para ganhar dinheiro, além do que era proposto pela empresa - e eram empresas grandes, com bons benefícios! Afirmo que mais de 90% do comercio e das indústrias, empresas, enfim, vivem alguma forma de ilicitude em seu operacional por causa da correria atrás de dinheiro!

    Trabalhei com aplicativo, como motorista e veja mais ou menos como ficou o quadro da coisa.: Quando o carro não é seu, o primeiro item anotado de custo que você vai ter é com o aluguel dele, tipo, você ainda encontra quem deve te cobrar em torno dois mil reais por mês, num carro a gás! Em seguida, na largada, o valor do combustível! Aí sim, depois de pago isto, você começa juntar o seu lucro! O porém, que deve lhe desfavorecer nesta jornada, é que no por do sol de sexta-feira você deve estar em casa para o culto! Entrada do sábado! Você só vai se mexer novamente depois do por do sol de sábado! Você segue como dá a partir daí! É uma questão de disciplina! O tempo com seu filho se resume a quase nada. Pois o único dia que você vai ter para ficar com ele é neste dia! O resto dos dias você precisa correr atrás da máquina para dar conta de pagar o compêndio que está em suas mãos e você vai viver só para trabalhar. Nada contra, você faz de sua vida o que bem entender. Mas pode esquecer família e Deus - vi chegar podre em casa e a única coisa que você vai querer fazer é dormir, porque ás 4:30, 5:00 hs da manhã você tem que levantar novamente! E mesmo assim o que ganhar não compensa esse esforço todo! Tem trabalhos por aí, que por muito menos horas, você ganha muito mais, mas enfim!

    Segundo os motoristas de aplicativos, o sábado é um dos dias que mais dá lucro, juntamente com o domingo! Pra quem paga aluguel de carro, precisaria deste dia para poder respirar no final do mês e descansaria outro dia da semana que dá menos movimento! Com estes pontos predominantes, o indivíduo ainda precisa se puxar desde as cinco ou seis horas da manhã e pegar a movimentação que começa por aí e seguir até um pedaço da noite pra poder fechar os valores que você precisa para alcançar as metas que este recurso pode lhe dar! Se o carro é da pessoa, aí a história seria bem diferente. Com certeza eu faria meu tempo bem tranquilo e pagaria minhas contas com planejamento, organização e sossego!

    O seu descanso mesmo vai depender de quanto você está disposto a não ganhar! Aqui é algo particular de cada um! Você trabalha para viver ou vive para trabalhar? A minha é, trabalhar para viver! Isso inclui ganhar bem pouco, para que me sobre mais tempo com Deus e com meu filho! Se isto for rompido, eu entro em colapso e não tem cadeia ou hospital que vai me ensinar uma lição!

    Alguns trabalhos nos seguimentos alimentícios eu não pude me envolver muito, pois precisava lidar com carnes imundas, do tipo porco e tal. Só por este alimento que vai a mesa, você tem uma infinidade de possibilidades que se fazem misturas para ter um sabor diferenciado aos pratos e lanches que vão as mesas das pessoas, como os patês, o toucinho, a linguiça, o bacon, os embutidos, dentre ou outros! A carne vermelha tem lá seus poréns, ainda que tenham uma linha de algo que Deus permitiu, da mesma forma ela ainda precisaria estar sem sangue e é algo que você provavelmente nunca viu assim ser comercializados, bem como sua gordura também, que o ser humano não deveria estar manipulando e consumindo. Nem vou comentar o fato de que muitas destas carnes comercializadas estão doentes - muitas delas apenas foram lavadas e tiram aquele pus de câncer e foi para o balcão!

    Alguns contatos de empresas estão visando minha idade para determinadas funções. Outras se detiveram na experiência para os cargos pretendidos e outros querem que você faça uma atualização seja lá para qual for a área que você queira atuar, para poder tentar te enquadrar novamente no mercado de trabalho. Aí, vai ficar pendendo novamente a experiência, que é onde te fecham novamente as portas – porque você não tem!

    Bom, me sobram poucas opções para escolha. No final, preciso me deter onde ainda tiro alguma coisa por aqui, levando o atendimento de corte de cabelo masculino em casa ou onde eu resido mesmo. Poucas vezes aparece alguém solicitando algum serviço de propaganda digital, edição de vídeo e formatação de computadores, que são áreas onde ainda tenho algum domínio e consigo dar conta quando solicitado!

    A orientação de Deus, por sua palavra é bem simples - nada de extravagâncias, ainda que tenha pouco, o melhor é ter tranquilidade, trabalhar com algo que se produza com suas próprias mãos e buscar uma vida de sossego. Tempo de trabalho, tempo com Deus, tempo para ensinar e tempo para o descanso!  (Eclesiastes 3; Provérbios 23:4-5; Provérbios 17:1; Eclesiastes 4:6; I Tessalonicenses 4:11; Matheus 6:33; Matheus 11:28-30 e Filipenses 4:11-13).

    O trabalho deve te dar o fruto "necessário" para sobreviver e poder viver uma vida de propósitos nos caminhos dEle. É isso que mais importa e não o suficiente para uma vida cômoda e/ou regalada. O que fugir disso você vai cair nas mãos do inimigo dEle "se" não tiver sabedoria para lidar com sua prosperidade (que ainda assim, podem te ter sido conferidos por dons). Pois este inimigo vai te pegar por uma vida de desassossego, contas, dívidas, sempre fugindo e correndo pra cima e pra baixo, agito, vaidades, avareza, tristezas e solidão, até que desista da vida - ou que no mínimo te deixe bem cansado e fatigado pela correria de correr atrás do vento e nunca ter nada de concreto e ainda continuar vivendo pelo nada!

    Até aqui foram os lances que encontrei para tentar consolidar o meio de subsistência.

    Ainda dentro daquele contexto do "cara estranho", outros pormenores cercam a vida deste indivíduo e a coisa não se detém só nestes pontos, como veremos adiante na próxima postagem.

UM CARA ESTRANHO - 1ª Parte

    Meses atrás, por ocasião de Março de 2022, pouco depois que obtivemos a vitória de Deus para o retorno do meu filho à minha casa, naquele impulso de desabafar, ele havia feito um comentário bem interessante, que alguém teria dito pra ele que o pai dele é um cara muito estranho! Isso, naquelas poucas palavras que ele conseguia expressar, pois não podia lembrar exatamente todas as palavras que foram proferidas com exatidão para delinear todo o escopo daquilo que alguém "achava" que o pai dele poderia ser. Em suma, "teu pai é um cara estranho!" - Teu pai é uma "pessoa estranha" ou "muito estranha!" - enfim!

 Noutros tempos eu já teria ouvido exatamente as mesmas palavras, e pelas construção delas, eu sei de onde vem, dentre outras proferidas, como, "tu é um louco!".. ou, "eu não quero que meu filho sejas que nem tu!".. e até mesmo, "teu pai não leu a bíblia direito!" Essa é uma das boas, pois eu sei até onde elas conseguem ler ou não ler alguma coisa e qual é a cultura delas para tal mentira!

 Eu não me surpreendo mais, pois hoje vejo com mais clareza as coisas, de que as pessoas estão também se afundando cada vez mais em um caminho largo de confortos que os eximem da presença de Deus e que alguém que esteja cada vez mais próximo dEle já é ofensivo para sua ignorância! As pessoas vem se distanciando de tal forma e muitos desses pares, tem abandonado o caminho do dever e logicamente, aquele que permanece no caminho certo e do dever, deve causar desconforto para aquele que está vislumbrando por aí a fora os caminhos do mundão aberto!

 Bom, o âmago daquele que profere palavras assim para uma criança, sobre o pai dela, certamente não é um impulso que provém de fé ou espírito santificado da parte de Deus, pelo menos neste caso! O espírito que assim procede tem outros caminhos e tem tudo a ver com este mundo. Tem método! No mínimo quer chegar em algum lugar!

 Estas palavras assim proferidas se deram pelo fato de que não sou uma pessoa dada a me render pelo que o mundo oferece como escape ou de barbada. Posso ser levado sim, sou humano, em algum momento, por força de alguma circunstância, a cair, mas me levanto e tento retomar de onde parei, oro e peço forças a Deus pra sair do buraco e tocar a vida como Ele quer, sem mi mi mi, de que sou pecador e as coisas são assim mesmo! Vou reivindicar o que certo e o que é justo diante de Deus custe o que isto tiver que custar!

 Reivindicar o caminho exato que Deus está nos pedindo que sigamos tem um preço. Ser chamado de louco! Ser chamado de "um cara estranho!" Gente estranha, as vezes até como asquerosas!

 Na palavra de Deus há o testemunho da parte de Cristo, de que se perseguiram a Ele, também seríamos perseguidos “da mesma forma”. Cabe a nós refletir como isso acontece exatamente em nossos dias!

 Mais do que nunca, a vontade de Deus pode significar ter que ficar sem dinheiro! Ter que escolher o que comer, comer pouco, cuidar do pouco que tem para que dure o máximo possível, não se divertir por aí a fora, não esbanjar, ser cauteloso, passar trabalho e trabalhar o dobro e talvez dar o pouco que tem! Tudo para não comprometer o tempo, discernimento e o caráter construído para a eternidade!

 Pessoas trabalham, se matam atrás de dinheiro, se formam com cursos superiores e graduações mil para alcançar a máxima da vida, dos regalos, do financeiro, dos bens materiais e por fim morrem e não chegam a lugar nenhum - dinheiro fica para os outros, que vão gastar tudo, os bens vão apodrecer e se desfazer com tempo e sua história poucos lembrarão ou saberão dela. Diziam que faziam tudo para um dia poder regalar tempo com os filhos ou netos - que nada! Os filhos cresceram distantes, ele quase não vê os seus netos e quando chega o tempo de curtir com a família o com seu filho, eles já se foram! Perdeu-se uma vida inteira, desperdiçando em correr atrás do vento e o vento só te assoprou pra mais longe! Os filhos frios, sem o amor que você não deu, vão ensinar agora a seus filhos a fazerem a mesma coisa. Muitos morrem de desgosto ou na solidão, vazios por dentro e cheios de tristezas!

 Construíram, construíram e construíram com todo o seu tempo e se formaram para o mais alto escalão da vida terrena, mas não se formaram em nada para a eternidade. Será que pensariam em abandonar tudo para preparar o caráter para a eternidade? Será que tomariam tempo para buscar formação para as coisas que Deus se agradaria que tomassem e que fosse relevante para a eternidade?

 Ja diz na palavra de Deus, Buscai em primeiro lugar as coisas de Deus e todas as outras lhes serão acrescentadas... E o que fizeram? Disseram NÃO, vou buscar primeiro todas as coisas e se sobrar um tempo e vou atrás das coisas de Deus!

             Tenho certeza, que da escolha que fiz para minha vida nesta terra, meu filho não deve ter este reclamo.

O rastro na palavra de Deus sobre o ideal para a vida do Cristão, não é aceito nem aqui e nem na China, que é de um vida simples, pacífica, sossegada, sem extravagâncias, trabalho de suas próprias mãos, o suficiente para a sobrevivência, pois o mais importante é o tempo que deve ser gasto na presença de Deus. Trabalhar apenas para viver e não viver para trabalhar. Trabalhar o suficiente para que possa descorrer mais pelo prazer de viver e pelo propósito de viver! E o viver em paz, justiça e alegria. Já diz também em sua palavra o que colabora com isso: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?" Miquéias 6:8

       Hoje consigo compreender perfeitamente as passagens bíblicas que citam que as coisas de Deus são loucuras para a humanidade! Querer que as coisas funcionem de acordo os ditames de Deus, "são raras" as pessoas que aceitam de prontidão - que aceitam e que aderem! E pra Deus também é loucura a sabedoria humana! Quanto mais perto de Deus, mais louco e mais estranho serei para estes néscios!

 Todos nós somos pecadores desde nosso nascimento, pois isso se dá a todo o ser humano que nasceu depois de Adão e Eva. Depois deles, qualquer um que nasce já nasce em pecado porque é a carne humana que está condenada. Por isso o sacrifício do filho de Deus, pois nossa natureza não nos dá condições para méritos e livramento para eternidade nesta carne. Somente pela graça que nos concede somos então redimidos. Precisamos conhecer sobre isto, entender, aceitar e nos batizar e passar a viver em novidade de vida para que através desta graça e poder, obter a salvação e a eternidade que deve acontecer somente através dEle!

     Qualquer conhecimento, além disto, não provém de Deus ou de seu testemunho. O espiritismo é uma destas filosofias que te eximem desta graça, quando você passa a crer que em cada encarnação você precisa viver de tal forma a merecer por si próprio ou por seus próprios méritos - a moradia num lugar que vai te levar para a eternidade! Onde o sacrifício de Cristo não tem mais todo esse valor, pois é você mesmo que faz por merecer um desencarno para eternidade.

     O inimigo de Deus está bem determinado em assim levar a humanidade para o seu fim eterno, com as mais absurdas idéias e ambições entusiastas.

    Por consciência, eu sei que não sou perfeito e minha natureza humana faz forças para me levar em direções opostas ao caminho que o espírito de Deus me mostra.

 Ainda que eu tenha conhecimento da verdade, em muitos momentos tomei decisões erradas pela vida e que me levaram a experimentar um amargor terrível, que somente pelo poder e direção de Deus eu ainda posso viver.

     Desde pequeno fui levado para os caminhos de Deus e desde muito cedo sinto a presença dEle me mostrando os caminhos que devo tomar. Nunca fui escravizado pela crença, mas fui levado por caminhos que ordenaram meus pensamentos, mesmo em meios as tempestades! Mesmo quando Deus não podia me atender uma oração, naquela ação dEle havia providência! Se me encontrei em caminhos tortuosos foi por que eu mesmo me enfiei lá - não foram castigos divinos!

    Uma oração não atendida nunca foi motivo para descrença ou desanimar na fé! Minhas disposições mentais sempre foram independentes nestes aspectos, do que a fé me mostrava com bom senso e coerência!

    Passei muitas depressões ocultas e muitas vezes não entendia por que isso assim se dava! Só com o tempo também descobri que Cristo também passou por coisas semelhantes e que não tinha nada a ver com pouca fé e pude me agarrar nEle também nesta condição!

    O tempo passa e meu conhecimento das coisas celestes só aumenta e minha fé enraíza mais forte na rocha.

    Foi por ocasião do tempo da minha juventude que tive conhecimento destas palavras abaixo, que foi o que veio a tona muitos outros esclarecimentos e decisões que fariam que eu passasse uma série de mudanças chocantes em minha vida particular!

  

A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus. (Livro: Educação, págs. 56 e 57).

    O espírito de Deus, em algum ponto, pelas afrontas da vida, em contraste com a justiça que Ele me mostra, fez e faz-me querer cada vez mais ser obediente a este Criador dos céus e da terra. Neste ímpeto, ainda que com toda a guerra interna, da carne com o espírito, enxergo um caminho iluminado para trilhar. Há sangue pelo caminho! É muito difícil de passar por ele! Não é só pedregoso, mas ele também é muito estreito, como que uma trilha subindo a uma encosta de uma montanha rochosa! Conforme vou subindo, tenho que ir devagar, de lado e me arrastando as costas pela parede desta montanha rochosa. Às vezes fico com medo de cair lá embaixo!

    Por mais duro que possa ser o parecer que estou completamente sozinho, só me animo a continuar porque sei que alguém passou por ali e ali ficaram as suas marcas. Tudo indica que o sofrimento foi maior que o meu!

    Em algum momento, se eu continuar perseverando, vou chegar lá no topo! Tenho esta fé e esta certeza!

    Na minha dimensão, aqui onde estou, a fé me leva para o entendimento da perseverança na justiça de Deus. Isto inclui andar na contramão do mundo. A base de fé e prática para a justiça dEle está em sua própria lei. Não tenho mérito por guardar esta lei, sim na Sua graça, mas a fé não anula esta lei dEle, antes confirma, pois ela é a base do seu julgamento. É esta lei o código que me diz o que é certo e o que é errado - só isto!

 Tendo isto em mente, o que seria andar na contramão do mundo?

  Noutra postagem eu continuo!