13.6.06

Reagindo aos problemas como Jesus Cristo reagiria.

Muitas pessoas se tornam mais amargas em vez de melhorar e nunca crescem. A solução é reagir da forma que Jesus reagiria. 

O plano de Deus é bom e o melhor. Ele sabe o que é melhor para você e visa apenas o seu bem. Deus disse a Jeremias: “Os planos que tenho para você (são) planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. Jeremias 29:11. José compreendeu essa verdade quando, falando aos seus irmãos que o venderam como escravo, disse: “vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem”. Gênesis 50:20.I. Ezequias expressou os mesmos sentimentos em relação à doença que ameaçava tirar sua vida: Foi para o meu benefício que tanto sofri. Isaías 38:17. Sempre que Deus disser não ao seu pedido de alívio, lembre-se: “Deus está fazendo o que é melhor para nós, treinando-nos para viver o melhor de Sua santidade. Hebreus 12:10.


É vital que você se mantenha concentrado no plano de Deus, não no seu problema ou sofrimento. Foi assim que Jesus suportou o sofrimento na cruz, e somos exortados a seguir o Seu exemplo: “Mantenha o olhar firme em Jesus, nosso líder e orientador”. Hebreus 12:2.

Corrie Tem Boom, que sofreu em um campo de concetração nazista, explicou o poder da concentração: “Se você olhar para o mundo, ficará aflito. Se olhar para si, ficará deprimido, Mas se olhar para Cristo, ficará descansado!”.


Seu enfoque determinará seus sentimentos. O segredo da resistência é lembrar-se de que o sofrimento é temporário, mas sua recompensa será eterna. Moisés aguentou uma vida de problemas, quarenta anos no deserto com aproximadamente um milhão e trezentas mil pessoas, uma nação, porque contemplava a sua recompensa. Hebreus 11:26. Paulo suportou as adversidades da mesma forma. Ele disse: “Nossas dificuldades são pequenas e não durarão muito – e ainda produzem para nós glória imensurável, que durará para sempre”. II Cor. 4:17


Não se renda a considerações de curto prazo. Diz a palavra de Deus: E, se somos os seus filhos, então participaremos dos seus tesouros – pois tudo quanto dá ao seu filho Jesus é nosso também. Mas, se queremos participar da Sua glória, precisamos participar também do Seu sofrimento. Contudo, aquilo que sofremos agora é insigificante, se compararmos com a glória que Ele nos dará mais tarde. Romanos 8:17, 18.

Exulte-O e agradeça-O. A palavra de senhor diz: “Alegrem-se sempre no Senhor”Filip. 4:4. Ela não diz: “Alegrem-se no sofrimento”. Isso é masoquismo. “Você se alegra no senhor”. Não importa o que aconteça você pode se alegrar no amor, na atenção, na sabedoria, no poder e na fidelidade de Deus. “Fiquem cheios de alegria quando isso ocorrer, pois há uma grande recompensa esperando por vocês no céu”. Lucas 6: 23 

Recuse-se a Desistir. Seja paciente e persistente. A BÍBLIA DIZ: “Entendam que (os problemas) vêm para lhes testar a fé e gerar em vocês perseveraça. Mas deixem que esse processo continue até que a perseverança se desenvolva completamente, e descobrirão que se tornaram homens de caráter maduro, de integridade, sem nenhum ponto fraco”. Tiago 1:3,4.

A construção do caráter é um processo lento. Sempre que tentamos evitar ou escapar das dificuldades da vida, invalidamos o processo, atrasamos nosso crescimento e na verdade acabamos com um tipo de sofrimento ainda pior – o tipo inútil, que acompanha a negação e a rejeição.


Quando você compreende as consequências eternas do desenvolvimento do seu caráter, faz menos orações do tipo “consola-me” ( “faze que eu me sinta melhor”) e são feitas mais orações do tipo “Torna-me adequado” (“Usa isso para tornar-me mais semelhante a ti”).

Você sabe que está amadurecendo quando começa a ver a mão de Deus nos acontecimentos aleatórios e confusos e nas circustâncias da vida aparentemente sem sentido. 

Se você estiver enfrentando problemas neste exato momento, não pergunte “Por que eu?”. Em vez disso, pergunte: “O que você quer que eu aprenda?”. Então confie em Deus e siga fazedo o que é certo. Você precisa perseverar, de modo que, quando tiver feito a vontade de Deus, recebam o que Ele prometeu. Não desistaCresça!