9.1.23

UM CARA ESTRANHO - 2ª Parte

    Bem, vejamos, continuando de onde parei na postagem anterior:

    Eu disse atrás que a vontade de Deus pode significar ter que ficar sem dinheiro! Ter que escolher o que comer, comer pouco, cuidar do pouco que tem para que dure o máximo possível, não se divertir por aí a fora, não esbanjar, ser cauteloso, passar trabalho e trabalhar o dobro e talvez dar o pouco que tem! Tudo para não comprometer o tempo, discernimento e o caráter construído para a eternidade, certo?

    Vou tentar expor os pontos que impactam a minha vida no primeiro plano em particular - e começando pela vida financeira, posso dizer que tenho sobrevivido somente pela providência divina mesmo, no que tange a sua misericórdia, pela permissão dEle, juntamente com meus pais e pelo pouco que consigo produzir independentemente, nesta atual conjuntura mundial.


    Um serviço aqui, outro ali - por hora vou levando! Alguns me perguntam o que acontece que atualmente esteja impactando que não consiga me firmar com alguma empresa ou algo do tipo, se estou procurando algo mais sólido, enfim, pouco consigo explicá-las sobre todas essas coisas que me cercam e acredito que muito pouco ou quase ninguém, realmente vai "querer" entender! Nem sempre em minha a vida as coisas foram difíceis como no tempo que estou vivendo agora. Sempre trabalhei, desde pouco depois da adolescência, cheguei a trabalhar com duas atividades em paralelo - numa empresa e com negócio próprio. Mas este tempo passou e hoje vivemos outra realidade!

    Tenho um filho de oito anos, que atualmente tem passado mais tempo com a mãe e ainda que seja uma pessoa bem independente e consiga no geral estar bem amparada, por lei deveria estar enviando o mínimo que se possa tratar nos trâmites da lei e nesse ponto as coisas não tem ido bem. Não vivemos em guerra e vamos levando conforme a razão vai nos ajudando a conciliar as coisas.

    Tenho um anseio muito grande de ir morar no campo e produzir o sustento a partir da terra, talvez em parceria com outra ou outras pessoas, para que possamos somar e nos ajudar em nossas disposições! Mas confesso que essa saída não é fácil e não vai ser sem que consigamos arrancar um pedaço de nós! A possibilidade por nós mesmos é bem complexa e temos que contar por meio da fé, que a oportunidade em si seja uma providência divina que logo deve-se desenrolar ou nos apresentar, não sem esforço, claro!

    Por hora, aqui na cidade, em meio a toda a corrupção que assola o caráter das pessoas que são deste mundo, a vida se torna cada vez mais difícil! Quem é cristão, basicamente é convidado a deixar um pouco de seus princípios para poder sobreviver! Da mesma forma, em respeito a Deus pelo caminho que Ele me levou, também não vou deixar barato! Mas também não quer dizer que não vou sofrer consequências! A consequência maior é ficar sem emprego! Isso se tratando de estar ligado a outros que dependem muito do sistema e do fato de terem que deixar de lado um pouco de princípios para poderem ter mais ou no mínimo para o que chamam de "sustentar suas famílias".

    Em particular, para mim, existem alguns fatores que me impedem de avançar, no sentido de ser dependente financeiramente de empregos muito interligados com o sistema. Exemplo: O sábado. O quarto mandamento da lei de Deus pede para guardar o sábado. Trabalhar de Domingo a sexta, e sábado, não! Quanto a este mandamento não preciso explanar aqui os detalhes, tem muita informação por aí, por enquanto, para quem quiser aprender de verdade e de coração sobre este assunto! E assim, essa questão eu não vou negociar!

    Em segundo lugar, vem sua consciência para com Deus, no que tange sua honestidade para fazer o que é certo, sem se corromper e cair em falcatruas pelo ímpeto ambicioso de ganhar dinheiro, juntamente com seus colegas de trabalho ou até mesmo seu chefe! Meu chefe pode ter comigo um empregado de mão cheia, honesto, e tudo que ele precisar que eu faça, farei, para o crescimento dele e da empresa, mas não estarei somando para diversas formas de fraudes e ganhos ilícitos e/ou desonestos que se achegar a mim. Foi assim que perdi pelo menos uns dois ou três empregos por aí a fora. Fizeram-me propostas, onde na rua eu teria que compactuar com diversas formas desonestas para ganhar dinheiro, além do que era proposto pela empresa - e eram empresas grandes, com bons benefícios! Afirmo que mais de 90% do comercio e das indústrias, empresas, enfim, vivem alguma forma de ilicitude em seu operacional por causa da correria atrás de dinheiro!

    Trabalhei com aplicativo, como motorista e veja mais ou menos como ficou o quadro da coisa.: Quando o carro não é seu, o primeiro item anotado de custo que você vai ter é com o aluguel dele, tipo, você ainda encontra quem deve te cobrar em torno dois mil reais por mês, num carro a gás! Em seguida, na largada, o valor do combustível! Aí sim, depois de pago isto, você começa juntar o seu lucro! O porém, que deve lhe desfavorecer nesta jornada, é que no por do sol de sexta-feira você deve estar em casa para o culto! Entrada do sábado! Você só vai se mexer novamente depois do por do sol de sábado! Você segue como dá a partir daí! É uma questão de disciplina! O tempo com seu filho se resume a quase nada. Pois o único dia que você vai ter para ficar com ele é neste dia! O resto dos dias você precisa correr atrás da máquina para dar conta de pagar o compêndio que está em suas mãos e você vai viver só para trabalhar. Nada contra, você faz de sua vida o que bem entender. Mas pode esquecer família e Deus - vi chegar podre em casa e a única coisa que você vai querer fazer é dormir, porque ás 4:30, 5:00 hs da manhã você tem que levantar novamente! E mesmo assim o que ganhar não compensa esse esforço todo! Tem trabalhos por aí, que por muito menos horas, você ganha muito mais, mas enfim!

    Segundo os motoristas de aplicativos, o sábado é um dos dias que mais dá lucro, juntamente com o domingo! Pra quem paga aluguel de carro, precisaria deste dia para poder respirar no final do mês e descansaria outro dia da semana que dá menos movimento! Com estes pontos predominantes, o indivíduo ainda precisa se puxar desde as cinco ou seis horas da manhã e pegar a movimentação que começa por aí e seguir até um pedaço da noite pra poder fechar os valores que você precisa para alcançar as metas que este recurso pode lhe dar! Se o carro é da pessoa, aí a história seria bem diferente. Com certeza eu faria meu tempo bem tranquilo e pagaria minhas contas com planejamento, organização e sossego!

    O seu descanso mesmo vai depender de quanto você está disposto a não ganhar! Aqui é algo particular de cada um! Você trabalha para viver ou vive para trabalhar? A minha é, trabalhar para viver! Isso inclui ganhar bem pouco, para que me sobre mais tempo com Deus e com meu filho! Se isto for rompido, eu entro em colapso e não tem cadeia ou hospital que vai me ensinar uma lição!

    Alguns trabalhos nos seguimentos alimentícios eu não pude me envolver muito, pois precisava lidar com carnes imundas, do tipo porco e tal. Só por este alimento que vai a mesa, você tem uma infinidade de possibilidades que se fazem misturas para ter um sabor diferenciado aos pratos e lanches que vão as mesas das pessoas, como os patês, o toucinho, a linguiça, o bacon, os embutidos, dentre ou outros! A carne vermelha tem lá seus poréns, ainda que tenham uma linha de algo que Deus permitiu, da mesma forma ela ainda precisaria estar sem sangue e é algo que você provavelmente nunca viu assim ser comercializados, bem como sua gordura também, que o ser humano não deveria estar manipulando e consumindo. Nem vou comentar o fato de que muitas destas carnes comercializadas estão doentes - muitas delas apenas foram lavadas e tiram aquele pus de câncer e foi para o balcão!

    Alguns contatos de empresas estão visando minha idade para determinadas funções. Outras se detiveram na experiência para os cargos pretendidos e outros querem que você faça uma atualização seja lá para qual for a área que você queira atuar, para poder tentar te enquadrar novamente no mercado de trabalho. Aí, vai ficar pendendo novamente a experiência, que é onde te fecham novamente as portas – porque você não tem!

    Bom, me sobram poucas opções para escolha. No final, preciso me deter onde ainda tiro alguma coisa por aqui, levando o atendimento de corte de cabelo masculino em casa ou onde eu resido mesmo. Poucas vezes aparece alguém solicitando algum serviço de propaganda digital, edição de vídeo e formatação de computadores, que são áreas onde ainda tenho algum domínio e consigo dar conta quando solicitado!

    A orientação de Deus, por sua palavra é bem simples - nada de extravagâncias, ainda que tenha pouco, o melhor é ter tranquilidade, trabalhar com algo que se produza com suas próprias mãos e buscar uma vida de sossego. Tempo de trabalho, tempo com Deus, tempo para ensinar e tempo para o descanso!  (Eclesiastes 3; Provérbios 23:4-5; Provérbios 17:1; Eclesiastes 4:6; I Tessalonicenses 4:11; Matheus 6:33; Matheus 11:28-30 e Filipenses 4:11-13).

    O trabalho deve te dar o fruto "necessário" para sobreviver e poder viver uma vida de propósitos nos caminhos dEle. É isso que mais importa e não o suficiente para uma vida cômoda e/ou regalada. O que fugir disso você vai cair nas mãos do inimigo dEle "se" não tiver sabedoria para lidar com sua prosperidade (que ainda assim, podem te ter sido conferidos por dons). Pois este inimigo vai te pegar por uma vida de desassossego, contas, dívidas, sempre fugindo e correndo pra cima e pra baixo, agito, vaidades, avareza, tristezas e solidão, até que desista da vida - ou que no mínimo te deixe bem cansado e fatigado pela correria de correr atrás do vento e nunca ter nada de concreto e ainda continuar vivendo pelo nada!

    Até aqui foram os lances que encontrei para tentar consolidar o meio de subsistência.

    Ainda dentro daquele contexto do "cara estranho", outros pormenores cercam a vida deste indivíduo e a coisa não se detém só nestes pontos, como veremos adiante na próxima postagem.

Sem comentários: